Como Criei em 3 Dias um Jogo 3D Sobre Autismo – Documentário Game Jam Ludum Dare 48

publicadoCategorizado como Documentários

Fiz um jogo sobre as profundezas da mente, percepções, traços de personalidade e estados mentais do Transtorno do Espectro Autista (autismo). O jogo foi desenvolvido em 3 dias, do zero, por mim, para o game jam Ludum Dare 48.

Nesse vídeo, confira o processo completo de criação e desenvolvimento do jogo, a jornada de um desenvolvedor de games indie.

Jogue agora, grátis: https://splitpainter.itch.io/the-spectrum-soup. No Ludum Dare: https://ldjam.com/events/ludum-dare/48/the-spectrum-soup.

Ferramentas:

  • A arte do jogo foi criada com Blender e texturas com foto. O visual que tentei alcançar foi um low-poly Noir.
  • Texturas tratadas no GIMP e no Krita
  • Jogo desenvolvido e programado com Godot Engine e GDScript
  • Áudios do FreeSound e tratados no Audacity
  • Músicas do Zapsplat

O jogo que criei se chama “The Spectrum Soup”, ou “A Sopa do Espectro”, e aborda os ingredientes da sopa de uma pessoa no TEA – Transtorno do Espectro Autista (ASD – Autism Spectrum Disorder).

Não existe pessoa mais autista ou menos autista – o autismo não tem nível, mas sim, todos os autistas estão no espectro. Os sintomas ou características são análogos a ingredientes de uma sopa. Uma pessoa pode ter esse ou aquele ingrediente, com maior ou menor intensidade. Cada autista tem seus próprios ingredientes em sua própria sopa, cada autista é único (cada sopa é única). E é isso que o jogo aborda.

O jogo foi também criado durante o mês de Abril de 2021, o mês do Autism Acceptance Month – “Mês de Aceitação do Autismo”.

Por Alfred Baudisch

Fundador do Cria Jogo. Começou a programar sozinho aos 8 anos de idade, desenvolvedor web há 14 anos e desenvolvedor de games há 6. Tem experiência em mais de 12 linguagens de programação e pelo menos 20 engines e frameworks. Seu lema: "Quanto mais difícil, mais interessante e divertido".